terça-feira, 20 de julho de 2010

Música africana (parte 1): Graceland - Paul Simon

       Paul Simon é um artista norte americano, que fez muito sucesso na década de 60 quando fazia parte da dupla Simon & Garfunkel, ao lado do parceiro Art Garfunkel, entre seus maiores sucessos estão, the sounds of silence, bridge over troubled water e mrs Robson. Nos anos 70, Simon seguiu carreira solo, sempre lançado discos interessantes como Paul Simon (1974) e Heart and Bones (1982), mas foi com Graceland  que o cantor obteve seu maior êxito comercial.
      Lançado originalmente em 1986, graceland é um belíssima homenagem a música africana. Com participações maravilhosas de Miriam Makeba (em “Under african skies”) e Ladysmith Black Mambazo (em “Diamonds on the soles of her shoes”), entre outros artistas africanos, o álbum foi um sucesso enorme e ganhou o Grammy de melhor álbum do ano, vendendo 14 milhoes de cópias.
Paul Simon

        O repertório conta com 11 canções de puro bom gosto e brilhantismo, mesclando ritmos africanos com uma sonoridade mais pop. Conta com participações de músicos da África da Sul, Senegal, Nigéria, Malawi e Zimbabwe. Alem disso é considerado um dos pilares do que ficou conhecido como World Music – estilo musical popularizado por Peter Gabriel, David Byrne e Sting.
        Um dos destaques de Graceland é o equilíbrio entre uma sonoridade mais pop com ritmos africanos, com vocais a capella, percussões a base de acordeon alem de participações de artistas africanos como a mama áfrica Miriam Makeba. Na verdade, o álbum foi gravado totalmente com músicos africanos.
Paul conseguiu misturar o estilo tradicional sul-africano mbaqanga – estruturas de três acordes e harmonias de acompanhamento que lembra muito o R&B, que Paul tanto admira – com seu estilo próprio de criar melodias pop fascinantes. O resultado é um dos momentos mais lindos da carreira do artista e da música mundial. Paul Simon provou que a música não tem fronteiras e que ela é capaz de unir culturas em um mesmo espaço.
       O próprio Simon diria mais tarde que considera a faixa-título a melhor música que já compôs.

                                                                         
                                                                     download aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário