quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Def Leppard - Hysteria


o Def Leppard é uma das bandas de hard rock mais amadas do mundo. Tendo vendido milhões de discos e chegado ao topo da parada com esse álbum pesado e sensacional. Hysterial marcou o auge do grupo, vendendo mais de 16 milhões de cópias e 7 singles nas paradas de sucesso. O seu maior hit foi love bites, uma balada ultra-romântica que fez muito sucesso no Brasil com a versão breguíssima (essa palavra não existe mas eu quiz usá-la) do grupo farofa Yahoo (argh), "quando faz amor/ se olha no espelho", lembra, né? pois bem. Mas não só de baladas agridoces é composto essa obra prima do hard rock, só na primeira audição de Animal já dá pra perceber o potencial da música; a minha preferida do grupo tem uma letra animal (desculpa o trocadilho) :

"E eu quero, e eu preciso E eu anseio animal Me pegue, pegue-me Faça de mim seu animal Me mostre me afague Deixe-me ser seu animal Eu quero, ooh yeah, animal"

a canção é muito bacana mesmo, um clássico oitentista que só deve ser ouvido no volume máximo, pois é impossivel aproveitá-la no som baixo. Outro clássico é a faixa título, uma balada que não chega a ser cafona como Love Bites e possui uma harmônia de arranjos muito firme. Além de animal , Love Bites e Hysteria, outros sucessos tocaram muito nas rádios estadunidenses: Women, Run Riot, Armagedon It, Rocket e Pour Some Sugar On Me. Esta última tem uma história curiosa: quando ela estourou nas rádios virou trilha sonora de clubes de striptease de todo o país. não é difícil supor porque:

"Escute! Luz vermelha, luz amarela, luz verde - vai!
Mulherzinha louca em um show de um homem só
Rainha do espelho, manequim, ritmo do amor
Doce sonho, sacarina, relaxe"

"Jogue um pouco de açúcar em mim
Oh, em nome do amor
Jogue um pouco de açúcar em mim
Venha, excite-me
Jogue um pouco de açúcar em mim
Oh, eu não estou satisfeito o bastante"


"Você tem os pêssegos, eu tenho o creme
Sabor doce, sacarina
Porque eu estou quente, tão quente, doce grudado
Da minha cabeça aos meus pés

Você quer açúcar? Uma colher ou duas?"

animaaaaaaaaaaaal !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Seu grande sucesso nos EUA demostrou que valeu a pena investir uma fortuna na produção (se vendesse menos de 5 milhoes de cópias o disco daria prejuizo) , Hysteria chegou a vender 1 milhão de cópias por mês ( parece história de michael jackson) nos 6 primeiros meses do lançamento. O total acumulado é de 12 milhoes só na terra do titio sam.

hysteria deixou sua marca na história do rock.

Nenhum comentário:

Postar um comentário